icon-primehost-cdn
CDN
Rede de Fornecimento de Conteúdo

O que é CDN?

A CDN (Content Delivery Network) é um sistema de distribuição de arquivos de conteúdo por vários servidores espalhados na rede de Internet. A CDN pode aumentar a performance e a capacidade de entrega do servidor web, oferecendo ainda redundância dos servidores de conteúdo

Por que usar o CDN?

Na ultima década houve um crescimento explosivo da Internet, seja pelo aumento do conteúdo de alta qualidade como o vídeo (YouTube) ou pelos meios alternativos de se consumir Internet como os celulares e tablets como iPads. Oferecer conteúdo hoje exige servidores robustos, caros, distribuídos em larga escala e muita quantidade de banda.

Por que Cluster2Go CDN?

A Cluster2Go possui servidores distribuídos geograficamente com capacidade de atendimento da demanda em todo o mundo por meio de redes CDN. Porém, o diferencial da Cluster2Go é estar focado no mercado brasileiro, com servidores estrategicamente localizados no local onde a sua empresa mais necessita. Somos uma empresa 100% nacional que oferece todo o suporte necessário para a implementação do CDN com expansão da rede para qualquer lugar onde houver necessidade.

Como funciona a Cluster2Go CDN?

Os servidores de distribuição da Cluster2Go (Edge Servers) estão localizados estrategicamente em diferentes regiões geográficas, ao acessar o conteúdo do site, os servidores de decisão Cluster2Go (Decision Engine Servers) redirecionam o acesso para um servidor Cluster2Go CDN, considerando fatores como a região geográfica, nível de processamento dos servidores, menor latência entre outros.

Os servidores da Cluster2Go CDN distribuem este conteúdo sempre atualizando os dados consistentes com o servidor de origem.

Imagine então que o seu servidor de origem receberá somente requisições dos servidores da Cluster2Go CDN e que toda a carga de acesso será suportado por nossa rede de servidores da CDN. A capacidade de entrega será multiplicada sem a necessidade de alocar recursos adicionais de hardware e banda nos servidores de origem.

  • Entre os principais benefícios de uma CDN podemos citar:• Aumento na capacidade de entrega dos servidores atuais;
    • Redução da necessidade de investimentos em hardware nos servidores de origem;
    • Redução do consumo de banda;
    • Distribuição por geolocalização entregando o conteúdo na rede mais próxima do cliente ou na rede com melhor desempenho;
    • Escalabilidade – facilidade de ampliação da capacidade em caso de aumento de tráfego;
    • Equipe de segurança local 24×7;
    • Central de monitoramento e controle de segurança física com os mais modernos sistemas disponíveis no mercado;
    • Ganho de velocidade de carregamento em casos de site com gargalo pelo grande número de acessos.